segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Via H2O - Rio Novo do Sul - ES

4º V A1(VIsup) E3 D2
350 metros

Por: DuNada

25 e 26/12/2010

Então é Natal... Pow, dia de Natal é bom até na hora do almoço, onde comemos o resto da ceia. Após isso ficamos sem saber o que fazer, a beira da loucura!

Liguei pra Chuck Nóia dia 25/12 à noite, pra ve se rolava alguma barca. Começamos com a idéia de ir pra Viana, trocamos pra ir no Calogi, depois pra Apeninos e finalmente... tivemos a "brilhante" idéia de sair de casa às 21:00 h pra ir pra Rio Novo do Sul, escalar a via H2O e fazer esse trajeto de moto. Eu com minha CG, que é extremamente ruim pra rodar grandes distancias e Chuck Nóia com sua moto a pilha, que num passa dos 60 km/h.

Ah... que se dane... vão bora! Toca-toca até Guarapari, Meaípe, Anchieta... isso com média de 40 km/h, tava dando muito sono, putz! Mas não existe nada tão ruim que não possa piorar, pois começou a chover. Chovendo... escalada nem pensar. Pow, voltar pra casa nem pensar. Ah... que se dane... vão até Piúma e lá nós decimos o que vamos fazer!rs

Começamos o toca-toca e a chuva foi parando, a lua aparecendo e o céu estrelado. A idéia de escalar a H2O voltou! Piúma, Itaoca, Itapemirim, 40 km/h, muito sono... decidimos parar. A praça de Itapemirim estava toda enfeitada para o Natal e aí decidimos montar acampamento no meio dos enfeites, debaixo de uma estrurura onde os velhos jogam baralho. Chuck Nóia, que já tá velho, se sentiu em casa. Dormiu feito uma pedra!

Praça de Itapemrim / ES

Sete da manhã, decidimos seguir viajem até Rio Novo do Sul. Tomamos um café e toca-toca pra Cachoeira da Concórdia. Minha coluna não aguentava mais, dois bicos de papagaio e espinhela caída no final da trip... não, no começo da trip, putz!

Chuck Nóia e sua motoca à pilha!

Rodamos um bocado até achar a pedra e chegando lá fomos atendidos muito bem por Vanildo, morador local. Ele nos deu os "betas" de que após a escalada é melhor descer caminhando, rodeando a pedra, passando na casa de uns e outros, coisa e tal... Arrumamos as mochilas a fim de fazer essa caminhada no final.

Via H2O, na parte "limpa" da pedra.

Fizemos a caminhada até a base da via, nos equipamos e decidimos ir revezando as guiadas. Peguei a segunda enfiada, pois estava afim de passar o lance de artificial escalando m livre. Chuck Nóia pegou a 1ª, 3ª, 5ª, etc.

Então vamos lá... Chuck Nóia foi até o primeiro grampo, começou ir para o segundo e... voltou! Blz, a primeira enfiada também é "chatinha" de passar, aí eu peguei essa tb. Fui tocando a segunda pra cima, a via foi apertando cada vez mais, cheguei no crux e... me caguei todo! Mas passei, apertado!rs

Terceira enfiada, vai lá Chuck Nóia! Ele foi até o primeiro grampo, começou ir para o segundo e... voltou!

Quinta enfiada, vai lá Chuck Nóia! Ele foi até o primeiro grampo, começou ir para o segundo e... voltou!

Pow Chuck Nóia... você parece um iô-iô! Vai e volta, vai e volta toda hora!rs Ficamos uns 10 minutos rindo disso...

No meio da via... num lembro qual a enfiada.

Como não existe nada tão ruim que não possa piorar... estávamos no início da penúltima enfiada e uma chuva muito forte estava vindo em nossa direção. Chuck Nóia arrumou uma correria pra subir até a parada, mas a corda agarrou num grampo e ele teve que voltar uns metros... aí num deu tempo de tocar mais uma enfiada e começou a chover.

Putz, faltava muito pouco! Já tinhamos desistido de fazer cume quando do nada, a chuva para e o sol brilha novamente. Putz, e brilhou mais forte que antes. Tomei uma sapecada no pescoço que está doendo horrores!

A água de Chuck Nóia acabou e ele decidiu matar sua sede na cachoeira que desce ao lado da via. Putz, a água que ele encheu a garrafa estava parecendo mijo, credo!

Agora falta a última enfiada e adivinha quem vai tocar pra cima!? O nosso herói, Iô-iô! Quero dizer: Chuck Nóiaaaaaa....

Chuck Nóia guiando a última enfiada da Via H2O

O espírito de iô-iô bateu novamente, deu vontade de voltar de novo. Todo medo do mundo reunido numa pessoa e... vai lá Chuck Nóiaaaaaaaaaaaa...

Mas agora sim, ele é um guiador! Cinquenta metros de via com apenas quatro proteções: dois grampos, a parada e um arame farpado solto. Isso mesmo, um pedaço de meio metro de arame farpado solto no meio do capim ao lado da via. O cara num quis nem saber e bateu uma costura nele... rs POta que pariu...rs Ele cagou ou num cagou?! Cagooouuu!!!rs

Fizemos cume e nada melhor que um panetone pra comemorar o natal!

Panetone no cume da Via H2O

O cume é maneiro, com um visual fantástico. A caminhada vale mais a pena que o rapel, rapidinho chegamos lá embaixo. Durante a caminhada passamos por uma lagoa, com uma água imunda, parecia até com aquele filme bem antigo: "A Bolha". (traumatizou um monte de criança)

Enfim, é essa água que desce cachoeira abaixo e Chuck Nóia encheu a barriga, chegou no cume com ânsia de vômito!

Lago afluente da cachoeira... muito nojento!

Então... é hora de dar tchau e voltar pra Vitória. Eu achava que a moto de Chuck Nóia não conseguiria andar mais devagar... mas contra o vento a velocidade caiu horrores!

A moto só faltava parar. Ao fundo um cenário de terror, com muitos raios e aparentemente chuva forte! Estávamos indo em direção a ela, mas estavamos tão devagar que achei que a chuva num ia durar tanto tempo.

Como não existe nada tão ruim que não possa piorar... Novamente em Anchieta pegamos chuva e a velocidade diminuiu ainda mais!

No começo ir devagar estava engraçadinho mas agora tava estressante. Parecia que os carros nos atropelariam a qualquer momento, na rodosol nem se fala. Acho que Chuck Nóia nem percebeu isso, ele estava quase dormindo em cima da moto. Sabe como que é, já era 23:00 h e velho dorme cedo... ele num tava aguentando mais!rs

Valeu a trip, mas num me cheme pra fazer de novo, blz!? Seis horas, direto, em cima da moto foi demais...

Chuck Nóia e DuNada

Mais infos da via no site da ACE: www.ace-es.org.br

Um comentário: