quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conquista no Penedo - Quase Pronta!

Via Plano de Manejo

Vitória / Vila Velha - ES

5° VI A0 E1 D1 – 165 metros

Por: DuNada

Há muitos anos que venho namorando essa linha... Trabalhei 2 anos no Porto de Vitória e todos os dias os olhos estavam voltados pra pedra!

Em dia de chuva forte forma-se uma grande “canaleta” d’água e no final uma incrível cachoeira que termina no mar. Vendo essa cena por anos, pensei: Deve ter agarra nessa calha de chuva e a linha deve ser limpa, sem gravatás!

Mais uma vez arrisquei... Chamei o Porko pra gente abrir a via! De acordo com a lenda da escalada capixaba, Porko e DuNada juntos é certeza de Barca Furada. Chuck Nóia, inocente, aceitou entrar na barca!

Tava rolando o Estadual de Remo no dia...

Primeira barca... O celular do Sr Agnaldo, dono do barco, num tava funcionando. Putz, como vamos fazer pra atravessar? Rodamos de um lado a outro até que Chuck Nóia conseguiu a lancha da organização do Campeonato Estadual de Remo pra nos dá uma carona, salvou a barca!


Costão de acesso ao cume - Cabo de Aço para auxiliar a subida/descida

A missão do dia era conferir a linha e verificar se não havia alguma via por lá. Descemos na calha de chuva e nem sinal de grampos em nossa desejada via, porém vimos uma grampeação bem antiga, muito à direita. Segundo Sr Agnaldo, antigo morador do Penedo, essa via não é repetida há muitos e muitos anos.

Fotos da Baía de Vitória!

Debaixo de um sol forte, muito forte, começamos o trampo e batemos alguns grampos, definimos a linha, paradas, rapel de fuga, desembarque do barco, etc.

Rapel Radical... se cair antes de bater o grampo vai pra água pendulando no granito quente!

Então, como dizem no popular... o pessoal do Remo deu com uma mão e tirou com a outra! Após várias horas de trampo o locutor da regata disse: "Agradeçemos a presença do pessoal do Rapel..."

Putz... "Rapel". Depois disso deu mais vontade de ir embora!rs

Navio pra atrapalhar a regata, bem feito!rs

Saímos de lá muito cansados, pois a água tinha acabado há horas, ninguém levou comida e o sol castigou o lombo! Chuck Nóia levou apenas um T-block para ascensão de 165 metros, olha o resultado abaixo:

Mão de Borracheiro ou de Escalador?

Empolgados e com todo o trampo “planejado”... Fizemos a segunda investida numa quinta feira à noite. Os refletores ajudaram demais e são tão fortes que até incomodam, mas ficando de costas pra eles a escalada parece está sendo feita durante o dia.

É possível escalar a noite, sem o sol e a pedra fritando o lombo!

Juntou um povo do outro lado da baía e provavelmente eles não estavam entendendo nada, pensaram que estávamos em perigo e precisando de ajuda. A Guarda Municipal de Vitória foi acionada, várias viaturas deles e da polícia militar pararam do outro lado, perguntaram com os alto falantes se precisávamos de ajuda, se estava tudo bem, etc.

Não satisfeitos... Eles acionaram o Corpo de Bombeiros, quatro soldados foram até no topo do Penedo e também na casa do Sr Agnaldo perguntando o que estava acontecendo. Sr Agnaldo deu uma aliviada falando que nos conhecia, que éramos experientes, coisa e tal... Mentiroso!rs

Quando percebemos a mobilização ligamos pra polícia, esclarecemos que não precisávamos de ajuda e o cerco foi desarmado!

Olha a cara de preocupação do Porko!

Achamos que os problemas com as autoridades foram encerrados quando de repente dois guardas portuários anunciam que tem armas apontadas pra gente a noite inteira e que não era pra gente descer em direção ao porto. Putz... os caras devem estar com os braços cansados!

Falando em braços cansados... Chegou a vez de Chuck Nóia bater seu grampo. Entreguei a a broca, batedor, martelo e o soprador na mão dele, pro furo ser feito na munheca. O menino ficou olhando pra furadeira com uma cara de pidão, deu dó!

Eu e Porko dissemos que acabou a bateria, que num dava mais pra furar, coisa e tal... Uma hora depois Chuck Nóia acaba seu trampo, cansado e doido pra tirar uma soneca. Mas não deixamos isso acontecer, peguei a furadeira e com 20 segundos fiz meu furo e bati meu grampo!kkkkk... O muleke pediu pra morrer!rs

Trampo encerrado, os refletores apagaram-se as 2:30, todos dormindo no platô... Quando do nada para uma viatura da polícia militar ao lado de nosso carro. Os caras começam a vistoria e a gente do outro lado gritando e assoviando que nem doidos. Ficamos com medo do carro ser guinchado e novamente ligamos pra polícia explicando que o carro é nosso, coisa e tal...

Fotos tiradas do mesmo platô.

Pra completar o perrengue, às três horas da madrugada começa a chover, putz! Marcamos o nosso resgate de barco às seis da manhã, que merda! Três horas na chuva seria perrengue demais... e lembre-se, estávamos dormindo numa calha de chuva!rs

Minutos após parou de chover, a chuva só deu pra deixar as roupas úmidas! Dormir no relento com roupas úmidas doeu... Num dormimos praticamente nada!

No dia seguinte Porko e Chuck Nóia foram se arrastando pro seus respectivos trabalhos e eu passei a manhã com os zoinhos quase fechando durante a aula, pescando muito!

Pow... A conquista foi irada, a via esta irada e os comparsas de trampo estão de parabéns, mandaram muito bem!

Foto tirada da curva do Saldanha!

Ah... Tava esquecendo de explicar o nome da via! Chegamos à casa do Sr Agnaldo explicando que estávamos querendo abrir uma nova via, que iríamos dar uma olhada, coisa e tal... E ele disse pra gente abrir a via de acordo com o plano de manejo que alguém ou algum órgão está fazendo, que já tinha algumas linhas demarcadas ou algo do tipo!rs

Empolgados, abrimos a via sem olhar a tal papelada, e homenageamos a via com esse nome: Plano de Manejo!

Conquistadores:

Porko – Jackson Antoniolli

Dunada – Roney Celin Magri

Chuck Nóia – Fábio Fabre Nepomuceno

Data da Conquista: 10/12/2010

Apoio:

ACE – Associação Capixaba de Escalada


Um comentário:

  1. Parabéns Galera! Também quero fazer a via! hehehe! Boa Sorte na repetição! Ass:(Pão com Ovo)

    ResponderExcluir